quinta-feira, 29 de março de 2012

Desafio Blogueiras Unidas - Espírito de Equipe


Há... coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias: as formigas, criaturas sem força, todavia no verão preparam a sua comida... os gafanhotos não tem rei, porém todos saem, e em bandos se repartem (Provérbios 30:24-27).
Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas...
Ayrton Senna

Texto motivacional – A ratoeira
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindoa todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda.
O rato foi até o porco e lhe disse:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua ví­tima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.
A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.”

Os 10 principais erros no trabalho em equipe





Fazer fofoca de colegas ausentes

"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo
a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários.
Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele,
o que pode gerar conflitos.
Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é
uma atitude mal vista".



Rejeitar o trabalho em equipe

"Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber

trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente

nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas,

certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe

não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao

trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso".



Ser antipático (a)

"A empatia é muito útil no ambiente de trabalho.

Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e

cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação

e respeito pelos demais.

O fato do trabalho exigir concentração do colaborador

não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe".


Deixar conflitos pendentes

"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe".



Ficar de cara fechada
"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos".

Deixar de cultivar relacionamentos

"Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. ? importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".


Não ouvir os colegas

"? importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. ? necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil".



Não respeitar a diversidade
"Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".


Apontar o erro do outro

"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. ? melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".


Ficar nervoso (a) com a equipe

"Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional".

o Blog Blogueiras Unidas Juntas e Misturadas é o meu principal exemplo de Espírito de Equipe, pois muitas pessoas diferentes, fazem suas postagens, contribuindo para que a cada dia estejamos mais unidas. vocês são meus maiores exemplos de União e Respeito.






6 comentários:

Ilaine disse...

Miranda querida!

Obrigada pelo carinho em meu blog. Que bom vir aqui e conhecer seu espaço tão lindo.

Que interessante este post. O trabalho em equipe nem sempre é fácil. Mas é tão importante que seja harmonioso, caso contrário, sempre há mágoas. E isto... diariamente.

Amiga, desejo um final de semana cheinho de alegrias e muito amor.
Beijo no coração

Maria de Fátima de Amorim disse...

Boa noite, Miranda!

Sou BU 1988, estou te seguindo.

Teu cantinho é encantador1 Parabéns!

Me faz uma visitinha. Ficarei muito feliz.

Bjos no coração e que Deus te abençoe.

http://panoseart.blogspot.com

Keiart's Artesanatos!!! disse...

Parabéns!!! Seu blog esta muito bonito. Abraços

Rose Assis disse...

Olá, sou do BU, sou a blogueira 2004, vim conhecer seu blog e gostei do qu vi. Já estou te seguindo. Dá uma passadinha no meu e me segue tb. E para comemorar essa nossa amizade tem selinho de páscoa pra vc, espero que goste pois ainda estou aprendendo a fazer. bjos e Parabéns!!!

http://massoterapiaassis.blogspot.com.br/p/selinhos.html

Chiq Brechó disse...

Olá Miranda faço das Blogueiras unidas,e gostei muito do seu blog sou da área da administração e gestão de pessoas e esse seu último post tem tudo haver comigo.Muito bom trabalho.
já me tornei sua seguidora, e aproveito para deixar meu endereço também tenho um blog de brechó, quando puder de uma passadinha por la. Abraços. (CRIS)
http://kichiqbrecho.blogspot.com.br/

Boneca Bonita disse...

OLÁ MENINA! VENHO CONHECER SEU CANTINHO QUE POR SINAL É MUITO LINDINHO...ESTOU TE SEGUINDO..FAÇO PARTE DAS BLOGUEIRAS UNIDAS..TE CONVIDO TB A A CONHECER O MEU...www.boneca-bonita.blogspot.com...terei muito carinho em recebe-la..besito